Citroën Divulga Carro Movido a Ar Para 2016

O projeto pode ter uma economia no consumo de combustível em até 80%. O resultado pode ser algo interessante tanto do ponto de vista econômico quanto do ecológico.

(Fonte da imagem: Divulgação/PSAPeugeotCitroën)
Redução de gases e poluentes, hoje em dia, é uma grande preocupação para preservar o meio para novas gerações. Pensando nisso engenheiros da Peugeot Citroën utilizam-se das tecnologias conhecidas da indústria para desenvolverem carros movidos a ar. O sistema trabalha com o motor a gasolina e o sistema hidráulico e usa o ar como combustível.

Segundo a PSA Peugeot Citroën, o projeto deve substituir até 80% do gasto com gasolina por meio da utilização de nitrogênio comprimido. O projeto baseia-se na compressão de gás para gerar energia. E o resultado pode ser algo interessante tanto do ponto de vista econômico quanto do ecológico.

O projeto Hybrid Air, coordenado pelos engenheiros, apareceu com um sistema relativamente simples mas bastante eficiente. Conforme mostra o esquema acima, trata-se de um motor híbrido formado por dois tanques de nitrogênio, uma bomba hidráulica e um motor convencional movido a gasolina.

Dessa forma, embora não tenha concebido um bólido totalmente movido a ar atmosférico, o projeto Hybrid Air garante ser capaz de reduzir o consumo de combustíveis convencionais entre 60% e 80%, dependendo da utilização do veículo.

(Fonte da imagem: Divulgação/PSAPeugeotCitroën)
Como funciona

1 - O carro híbrido utiliza nitrogênio comprimido, o qual é armazenado em um tanque de alta pressão;

2 - Uma bomba hidráulica e um pistão comprimem o nitrogênio para dentro do acumulador de forma que, quando o gás é liberado (através do pressionamento do acelerador), a bomba acaba por funcionar em sentido reverso, passando a atuar como um motor. A energia do fluido hidráulico em movimento envia força para as rodas;

3 - Uma vez que o fluido tenha passado pelo motor, ele escoa para o acumulador com menos pressão, sendo reservado para utilização futura; e

4 - Um motor movido a gasolina entra em ação em aclives ou qualquer momento em que uma aceleração mais pronunciada se faz necessária. Entre os modelos possíveis, encontram-se o I3 de 1.2L e 82 cavalos de potência (nos subcompactos) e o I4 de 1.6L e 110 cavalos de potência (nos compactos).

Fonte
http://www.tecmundo.com.br/carro/51881-carro-movido-a-ar-deve-chegar-ao-mercado-em-2016.htm?utm_source=outbrain&utm_medium=recomendados&utm_campaign=outbrain=obinsite
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